Audi

Dicas para uma excelente convivência com o seu motor turbo

Além de curtir a velocidade e o torque proporcionados por um motor turbo, é preciso cuidar para que a eficiência tenha uma longa vida útil. Os motores da Audi que contam com a tecnologia requerem cuidados especiais. Separamos algumas dicas para você!

Conheça os motores turbo da Audi

Motor Audi TFSI
Quem já dirigiu um motor turbo sabe do que estamos falando. É pisar no acelerador que o carro dá aquela arrancada surpreendente e atinge a velocidade esperada em poucos segundos.
Se você já dirigiu um veículo Audi com motor turbo, já conhece bem a sensação de estar voando na pista, com a segurança que um veículo da marca pode proporcionar. Apesar de a tecnologia em si já permitir um desempenho surpreendente, os motores turbo têm diversas configurações.
Uma delas é a configuração encontrada, por exemplo, no modelo Q3 da Audi. O motor 1.4 TFSI (turbo) chega a 150 cv de potência e 5.000 a 6.000 rpm e um torque de 250 Nm entre 1.500 e 3.500 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8,9 segundos e a velocidade máxima atingida pela marca é de 204 km/h.
Você também encontra o motor turbo na configuração 2.0 TFSI, que rende impressionantes 220 cv de potência e 35,5 kgfm de torque. Imagine só o que é possível fazer com uma motorização dessas!

Como cuidar de um motor TSI

Motor Audi TFSI

Todos os atributos de um motor turbo da Audi merecem cuidados especiais para que tenham uma vida útil longa e continuem rendendo bem nas pistas. Listamos os principais cuidados que você deve ter com este tipo de motor:

- Fique atento ao nível do óleo. Faça a troca no momento certo, a cada seis meses, e substitua também o filtro do lubrificante para evitar superaquecimento.

- Espere o motor esquentar antes de atingir altas rotações. O recomendado é que você não ultrapasse os 2.500 rpm até que o motor esteja quente.

- Cuidado com as rotações baixas demais. Para economizar combustível, no modo manual, alguns motoristas tendem a trocar de marcha antes da hora, quase sentindo uma vibração como se estivesse na velocidade errada. Essa prática diminui a vida útil dos componentes de um carro que tenha motor turbo.

- Evite fazer percursos muito curtos com o seu carro com muita frequência. Quando o motor é desligado antes de que esteja quente o suficiente para que o óleo lubrifique toda a peça, pode reduzir a vida útil do lubrificante e causar problemas. Caso você faça isso frequentemente, terá de trocar o óleo antes do período recomendado. Se você não o fizer, poderá danificar a peça em longo prazo. Portanto, evite a prática.

Velocidade máxima dos motores turbo da Audi

Modelo Audi na pista
Os motores turbo da Audi atingem altas velocidades. Como já mencionamos, o 1.4 TFSI chega a 204 km/h. Se você quer ainda mais, saiba que o 2.0 TSFI pode chegar a 240 km/h. Contudo, para a sua segurança e a dos demais motoristas, respeite os limites delimitados pela sinalização de trânsito.

Encontre um veículo Audi com motor turbo!

Encontrar concessionárias Audi em Cuiabá

A Saga possui concessionárias Audi em Cuiabá, MT. Visite a Audi Center Cuiabá

Encontrar concessionárias Audi em Uberlândia

Procura um Audi e está em Minas Gerais? Venha fazer um test-drive em nossa Audi Center Uberlândia